Em algum momento de sua vida você já deve ter ouvido falar sobre marketing de guerrilha, mas o que este termo quer dizer afinal?

O termo foi criado pelo americano Jay Conrad Levinson em 1982, ele associa o marketing à guerrilha bélica, uma guerra não convencional em que as principais estratégias são a criatividade, conhecimento do campo de batalha e potencialização de recursos.

O marketing de guerrilha busca melhores resultados com pequenos investimentos nas empresas. Segundo Levinson, é possível criar campanhas e ações publicitárias, ousadas e inovadoras, sem a necessidade de grandes investimentos.

Há diversas formas para isso, podem ser realizadas intervenções nas ruas, criar espaços exclusivos para uma ação, anunciar em espaços inusitados, flashmobs entre muitas outras.

Exemplo de Marketing de Guerrilha

Exemplo de Marketing de Guerrilha

Somos bombardeados por propagandas a todo o momento, elas estão presentes na TV, rádio, revistas, internet, outdoors.O grande diferencial do marketing de guerrilha é fugir da propaganda padrão, é criar uma propaganda sem cara de propaganda e impactar as pessoas, a ação não pode parecer um anuncio, seu intuito é intrigar, fazer com que as pessoas se perguntem o que está acontecendo.

Um bom exemplo de ação de marketing de guerrilha aconteceu em 1929, Edward Louis Bernays, sobrinho de Freud e Relações Públicas, criou a primeira ação de Marketing de Guerrilha de que se já ouviu falar: Ele passou a seguinte informação para a imprensa: Haverá uma manifestação feminista e durante a manifestação iam acender a tocha da liberdade. Esta informação deixou todos os jornalistas intrigados e então, quando todos chegaram, cada feminista, todas as modelos contratadas, acenderam um LUCK STRIKE e fumaram na frente dos fotógrafos. Lembrando que em 1929 as mulheres não podiam fumar em público.

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Um brinde a vida real – Marketing de Guerrilha

Um exemplo atual de Marketing de Guerrilha foi uma Ação que espalhou pela cidade de São Paulo diversas mensagens com a hashtag “Um brinde a vida real”, na internet as pessoas tentavam adivinhar qual seria a marca por trás das frases, criando teorias e divulgando as mensagens pelas redes sociais. A empresa responsável era a Smirnoff, que depois de dias de muito burburinho lançou um vídeo em sua Fanpage, falando sobre o que a campanha propõe: um debate sadio sobre a autenticidade e pluralidade de opinião.

É um conceito muito complexo para resumir em poucas palavras, mas pode se dizer que um dos princípios do marketing de guerrilha é: Abandonar as mídias comuns e criar novas opções de comunicar, seguindo a ideia “não compre mídia, crie uma”.

Mauricio Bueno
Redação Buzz Propaganda
Fonte: Administradores

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